Fevereiro 17 2012

Já no decorrer do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, vale a pena olhar, em retrospetiva, o Ano Europeu do Voluntariado que, oficialmente, terminou em 31 de Dezembro de 2011.

Após o Ano Europeu para a Erradicação da Pobreza (2010), e antes do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo (2012), o Ano Europeu do Voluntariado fez todo o sentido. Assinalar e prestar homenagem aos 97 milhões de voluntários que em todo o espaço europeu contribuem para a construção dum mundo melhor, na expetativa de este número se elevar até aos 200 milhões de voluntários no final do ano 2011; reduzir os obstáculos ao exercício do voluntariado; dotar as instituições que promovem voluntariado de mais e melhores meios para que possam melhorar a sua atividade e sensibilizar a comunidade em geral para a importância do voluntariado, foram os objetivos do ano europeu do voluntariado. Sob o lema “Seja Voluntário! Faça a diferença!”, o Tour do Voluntariado terá constituído uma das iniciativas mais expressivas no plano europeu.

Enquanto IPSS e Misericórdia, desde sempre associada ao trabalho voluntário, designadamente ao nível do voluntariado dirigente e, mais recentemente, entidade promotora de voluntariado, devidamente registada no Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), a Misericórdia de Angra concebeu um programa manifestamente humilde mas que pretendeu assinalar, com a dignidade merecida, o Ano Europeu do Voluntariado.

Assim, ao nível da divulgação e promoção da mensagem do ano europeu, assegurou a atualização e registo das atividades desenvolvidas, através da conceção e divulgação de um blogue; de um spot publicitário emitido duas vezes por dia, no Rádio Clube de Angra; publicação de testemunhos e artigos de opinião diversos, com periodicidade mensal, nos Jornais União e Diário Insular; participação em programas e debates televisivos – Estação de Serviço e Causa Pública, na RTP-Açores,…

Mensalmente, na Sede Social da Instituição, na última sexta-feira de cada mês, decorreu o ciclo de cinema com exibição dos filmes Hotel Ruanda, Amor sem Fronteiras, O Fabuloso Mundo de Amélie Poulain, Favores em Cadeia, Cidade da Alegria e Gandhi, comentados, respetivamente, pelos Drs. Avelino Santos, Teodoro Medeiros, Júlio Rocha, Ana Arroz, Maduro Dias e Henrique Joaquim.

Destinadas aos voluntários da Instituição e de outras Instituições, decorreram vários momentos de formação. Mensalmente, e sob a forma de workshops, foram debatidos temas como: facilitadores da comunicação e disfagia no idoso, relação de ajuda no fim de vida, a ética em voluntariado, estimulação, cuidar e voluntariado e sociedade civil.

Em diversas escolas de vários níveis de ensino, decorreram ações de sensibilização sobre o voluntariado, levadas a cabo pelos voluntários da Instituição e pela coordenadora técnica do serviço de voluntariado da Santa Casa, tendo a participação atingido cerca de 300 crianças e jovens desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.

A Santa Casa de Angra marcou ainda presença na organização, tendo também apresentado comunicação, no âmbito do XI Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, realizado nas Velas, ilha de S. Jorge, de 01 a 04 de Setembro de 2011.

Tendo concorrido ao Prémio “Mais Voluntário”, da responsabilidade da eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, a Santa Casa foi contemplada com o terceiro prémio.

Deste programa desenvolvido ao longo do ano europeu do voluntariado, gostaríamos de registar: o elevado envolvimento dos voluntários da instituição nas mais variadas iniciativas; a elevada participação nas ações de sensibilização, da qual resultou um número significativo de novas admissões de voluntários jovens que neste momento concluem, com sucesso, a fase de integração no Serviço de Voluntariado; o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos voluntários da Instituição e pelos demais agentes que com eles interagiram.

Neste momento de encerramento e de avaliação do Programa desenvolvido ao longo do ano 2011, a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo gostaria de, formalmente, agradecer a todos os que o tornaram possível.

A todos os voluntários desta Instituição: aos seus dirigentes e a todos os voluntários que todos os dias contribuem, com a sua presença, com o seu tempo, com a sua participação gratuita e desinteressada mas comprometida e responsável, para o cumprimento da missão desta Casa, o nossa bem ajam!

Vós fazeis a diferença!

 

Manuela Sousa

Coordenadora do Programa da SCM de Angra do Heroísmo,

Para o Ano Europeu do Voluntariado (AEV-2011)

publicado por servoluntariosempre às 11:04

mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


Contador de visitas
pesquisar
 
blogs SAPO