Maio 25 2011

 

Nos dias 18 e 19 de Maio tiveram lugar, respectivamente, nas Escolas Secundárias Pe. Jerónimo Emiliano de Andrade e Tomás de Borba, duas acções de sensibilização realizadas no âmbito do Programa da SCMAH para o Ano Europeu do Voluntariado.

Durante cerca de duas horas, aproximadamente, duas centenas de alunos do ensino secundário tiveram oportunidade de receber informação e debater questões relativas ao trabalho voluntário, vantagens e razões para se ser voluntário bem como conhecer áreas de intervenção possíveis como voluntários.

Estas acções foram dinamizadas pela coordenadora técnica do programa do AEV-2011 da SCMAH – Manuela Sousa -, pelos voluntários Izilda Amaral, Maria do Céu Pereira, Veber Pereira e Joana Leal, tecnicamente apoiados pela Elisabete Pimentel.

Na escola secundária Pe. Jerónimo Emiliano de Andrade foi apresentado também nesta sessão, o projecto “Escolhas com o Coração”, da responsabilidade de um grupo de alunos daquela escola. ( O Diogo Castro, José Camara, Miguel Amann, e o Nuno Gameiro ) 12ºG  na disciplina: Área de Projecto.

 

Desta experiência que decorre em várias escolas de vários níveis de ensino da Ilha Terceira, tendo abrangido já cerca de três centenas de crianças, adolescentes e jovens, registamos a disponibilidade dos órgãos directivos, dos professores e, principalmente, dos alunos, pela forma interessada com que participaram nas acções desenvolvidas – um indicador expressivo da importância que reconhecem à temática do voluntariado e às possibilidades que este lhes poderá proporcionar em termos de participação cívica e de exercício da sua cidadania activa.

 

 

 

A seguir as fotos da E. Tomás de Borba.

 

 

Estamos no bom caminho!

Quem se atreve a dizer que esta é uma geração rasca?

Os jovens são o sal da vida...

publicado por servoluntariosempre às 18:59

Sempre houve, entre as gerações mais velhas, quem considerasse rasca a geração mais nova. Já Hesíodo, em 720 A. C., afirmava: "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível." E em 2000 A. C. já um sacerdote egípcio tinha dito: "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico.Os filhos não ouvem mais os seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe". Bom... Passados mais de 4000 anos, o mundo ainda existe, o que sugere que talvez não haja gerações rasca. O que há é gente boa e gente má em todas as gerações. Muitos parabéns aos protagonistas desta iniciativa e aos voluntários em geral.
Francisco Sousa a 26 de Maio de 2011 às 18:03

Olá!
Muito obrigada pelo trabalho de excelente divulgação junto de toda esta gente que nos é muito querida!
Aproveito para informar que a gestão corrente deste blogue é da responsabilidade da D. Izilda, ela própria uma voluntária, aluna numa Academia Senior e muito autodidata também nestas coisas das novas tecnologias. Tem sido o nosso braço direito na gestão deste espaço e no tratamento da informação que lhe fazemos chegar.
Divulga sempre que puderes para que esta mensagem chegue o mais longe possível e ao maior número de pessoas possível. É o nosso modesto contributo para este ano europeu do voluntariado: dizer que ser voluntário faz a diferença e vale a pena!
Beijinhos.

O fim do mundo estava mais uma vez anunciado para acontecer há poucos dias. Outra profecia que falhou. E hão-de falhar muitas mais. Concordo com o Francisco. Sinais como estes que vêm daí são passos importantes para se sair do pessimismo castrador em que se anda a patinhar há tempos. Por isso, força, Manuela! Avancem, façam coisas, mostrem que o mundo não só não acabou como ainda anda a construir-se, remendando o casco aqui e ali na viagem, mas aguentando tempestades e vagas poderosas, no entanto seguindo em frente.
Parabéns daqui do longe, do outro lado do Rio Atlântico.
Um abraço do
onésimo
Onésimo T. Almeida a 26 de Maio de 2011 às 19:56

Olá!
Muito obrigada pelas suas palavras amigas e pela presença com a qual muito nos honra neste nosso espaço de divulgação e partilha.
Enquanto grande embaixador da nossa terra do outro lado deste Rio Atlântico, faça chegar, sempre que possível, esta mensagem que fizémos nossa e que o Conselho da Europa concebeu para este ano europeu: os voluntários são capazes de fazer a diferença neste nosso mundo que cada vez precisa mais de gente que seja capaz de exercer a sua cidadania activa em prol do outro!
Um grande abraço ilhéu!
Manuela Sousa

´Felicito a equipa pelo excelente trabalho realizado. Num mundo cada vez mais conturbado, o vosso projecto funciona como um oásis de esperança num futuro melhor, mais solidário e mais justo. Espero que ele sirva de fermento para novas iniciativas.

Aproveito para dar um beijinho à Coordenadora do Projecto pelo seu aniversário e desejar-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais.

José Carlos Morgado
Braga


José Carlos Morgado a 27 de Maio de 2011 às 12:39

Olá!
Muito obrigada pelas suas palavras.
Tem sido, de facto, um projecto trabalhoso mas muito gratificante pois temos conseguido passar esta mensagem à comunidade local e às gerações mais novas junto das quais temos sido muito bem acolhidos. Por esta via damos o nosso contributo para a divulgação do nosso projecto e do ano europeu do voluntariado a todos os que nos visitam neste blogue.
Um grande beijinho e até breve.

Sendo o voluntariado um conjunto de ações de interesse social e comunitário, em que toda a actividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho, e sendo que este é feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro, é sem duvida de louvar, este tipo de sensibilização e principalmente tendo como publico alvo jovens. Ser voluntário é uma profissão de prestígio pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

De geração rasca têm muito pouco. Acreditem que são e serão excenlentes pessoas. Também nós damos muito valor ao voluntariado. E amanhã sem dúvida é uma dessas provas. Cerca de 20 jovens juntamente comigo e meu marido irão disponibilizar todo o dia de amanhã para recolher alimentos para o banco alimentar. Bem hajam todos estes jovens.

Rosario e Ilidio
Rosario Sousa Costa/ Ilidio Costa a 27 de Maio de 2011 às 15:45

Olá André e Rosário!
Que bom encontrar-vos por aqui.
Obrigada pelas vossas palavras amigas e pela partilha.
Cá vamos tentando todos os dias mobilizar mais um voluntário, mais um jovem, um adulto ou um idoso para a colaboração num projecto ou numa iniciativa de trabalho voluntário. Com este trabalho de divulgação no âmbito do ano europeu do voluntariado, temos conseguido mobilizar um número significativo de jovens que se fizeram voluntários. E estas são pequenas vitórias, sem dúvida!
Um grande beijinho para os dois e até breve.

Desenvolver acções de voluntariado é, indubitavelmente, um acto de cidadania activa. É o reconhecimento de que todos os seres humanos tem obrigações de responder às necessidades e vulnerabilidades dos outros, garantindo que todas as pessoas sejam tratadas como fins em si mesmas. Assim, são de louvar todas as iniciativas desenvolvidas no âmbito do voluntariado, bem como a acções de sensibilização dos jovens para serem cidadãos activos na sua comunidade, que através do voluntariado quer através de outras acções cívicas. Parabéns pela iniciativa, desejo de sucesso para o futuro
Josélia Fonseca a 27 de Maio de 2011 às 23:23

Olá Josélia!
Muito obrigada!
Tentaremos levar a bom porto este nosso projecto de promoção e divulgação da mensagem do ano europeu do voluntariado. As nossas iniciativas e a nossa missão enquanto promotores de voluntariado passam exactamente pela intenção de despertar os jovens e menos jovens para o voluntariado com forma de exercício de uma cidadania activa. No nosso dia-a-dia tentamos incutir nos nossos voluntários esse princípio de que a pessoa é um fim em si mesma e é pessoa até ao seu fim! Concordo inteiramente com a tua posição, que tão bem defendeste no programa Causa Pública, ao qual tive oportunidade de assistir na RTP-A há cerca de quinze dias.
Bom trabalho para ti.
Beijinhos.

Finalmente vi as fotos da ação... Muito bom :)
Bjins,
Joana
Joana Leal a 10 de Abril de 2012 às 17:34

Olá Joana, obrigada pela visita. Não sei se reparou, mas se for ao" ver o perfil" deste blogue, pode também visitar o outro, que é alusivo ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo . Volte sempre que quiser!

mais sobre mim
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
26
27
28

29
30
31


Contador de visitas
pesquisar
 
blogs SAPO