Fevereiro 24 2014

Voluntário é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro

O trabalho voluntário tem-se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de meios. O voluntariado, ao contrário do que pode parecer, deve ser exercido de forma séria, e muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo! Por isso é muito importante apostar na formação desses cuidadores informais. Instituições como hospitais, clínicas lares de idosos, etc., precisam do auxílio de pessoas de boa vontade, mas com alguma formação nas respetivas áreas de ação. Em Portugal, o exemplo mais antigo e importante é representado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, pilar fundamental do exercício "Vida por Vida".

 

 

Izilda Amaral

Voluntária na SCMAH

publicado por servoluntariosempre às 13:09

mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
25
26
27
28


Contador de visitas
pesquisar
 
blogs SAPO