Dezembro 19 2011

Entrevistas no jornal Diário Insular.

 

Em que tipo de volunta­riado estão ou estiveram envolvidas?

Izilda Amaral - Penso que desde menina e moça que o "bichinho" do volunta­riado vive no meu coração. Já fui voluntária hospitalar, numa instituição ligada ao hospital de Angra do He­roísmo, durante nove anos. Neste momento exerço o meu voluntariado no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, no Centro Geriátrico e posso dizer que é com muito gosto que o faço.

Claudina Sousa – Eu, pre­sentemente encontro-me, tal como a Izilda, envolvida no voluntariado do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, no acompanhamento e apoio ao idoso.

Que razões as levaram a desenvolver este tipo de voluntariado?

Izilda Amaral - As minhas razões são simples. Sou casa­da e depois de os meus filhos serem já crescidos, a minha vontade de ajudar o próximo foi mais forte, pois ir tomar chá com as minhas amigas era muito pouco para preencher os meus dias.

Claudina Sousa – No meu caso, o que me levou ao voluntariado, para além da satisfação pessoal e de um bem estar interior que origi­na o prazer de servir a quem precisa, foi também a minha situação de desemprego e o facto de ter a minha vida familiar estabilizada.

Quem mensagem gos­tariam de deixar aos inte­ressados em serem volun­tários?

Izilda Amaral – A men­sagem que eu deixo é a seguinte: ajudar os outros é muito gratificante. Eu acho que o que recebo em troca é muito mais do que aquilo que dou. Voluntário é aquele que se compromete por amor e livremente! É uma actividade que se deve levar a sério e não só quando nos apetece, pois alguém está esperando por nós, pelo nosso sorriso e carinho. Por isso é que na minha opinião ser voluntário vale a pena! Não por estar na moda mas por ser tão gratificante.

Claudina Sousa – O mundo precisa de pequenas atitudes como estas. Ao longo destas actividades nós deparamo-nos com histórias de vida, que nos fazem pensar que para ser feliz basta ape­nas um pouco de doação e esforço da nossa parte.

 

 

 

Izilda Amaral e Claudina Sousa.

publicado por servoluntariosempre às 12:06

mais sobre mim
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO