O Plano de Atividades para o ano 2014 procura descrever sumariamente as iniciativas e eventos a realizar no domínio da gestão corrente do Serviço de Voluntariado desta Instituição.
Assim, propõe-se este Serviço:
Concluir a componente documental do processo da qualidade referente a este serviço e submissão do mesmo a certificação pela qualidade. Promover a participação dos voluntários e coordenação técnica do serviço nos eventos formativos a realizar na comunidade local e na Instituição. Comemorar o Dia Internacional do Voluntário (05 de Dezembro). Assinar Contratos Programa com os voluntários jovens em fim de período experimental.
Aplicar questionários de avaliação da satisfação a todos os voluntários e demais agentes com os quais estes interagem na instituição.
Realizar reuniões mensais de avaliação e orientação entre a Coordenação e os Voluntários.
Participar ativamente na execução das atividades previstas no âmbito do Programa para o Ano Europeu do Cérebro. Consolidar os projetos em curso, a saber: Cui(Dar), Alfabetização, Informática Intergeracional e Vamos criar uma horta?
Desenvolver ações de informação e sensibilização junto da populaçao escolar do concelho tendo em vista o aumento do voluntariado jovem. Estas ações serão levadas a cabo pela coordenadora técnica do serviço, acompanhada pelos voluntários da instituição e idosos. Para efeitos destas ações, será concebido, pelos voluntários, um vídeo de apresentação e divulgação do próprio serviço. Dinamizar o blogue do voluntariado, com contributos diversos, sendo a coordenação deste espaço virtual da responsabilidade de uma voluntária da Instituição. Organizar, com os clientes do Lar e Residencial da Sé, visitas organizadas a exposições temáticas no Museu de Angra do Heroísmo, trabalhando-se assim a reminiscência nesta faixa etária. Organizar intercâmbios com os alunos da Academia Sénior, no âmbito da Informática Intergeracional.
Realizar visitas, enquadradas no projeto “Vamos criar uma horta?”, a víndimas, pomares, quinta da instituição, fruter, biofontinhas e praça do gado. Serão ainda priveligiados momentos de convívio – S. Martinho e Almoço de Matança – para aumento da sociabilidade, coesão e integração grupal dos envolvidos no projeto.
Frequência, pelos voluntários, de ações de formação a promover pelo Departamento de Formação, nas áreas: primeiros socorros, cultura institucional das misericórdias, relações humanas e comunicação, alimentação na idade avançada, psicologia da pessoa idosa, alzheimer e ainda lesões músculo-esqueléticas no trabalho.
Para o cumprimento do projeto de trabalho agora proposto, a Instituição conta com o envolvimento dos mais diretos responsáveis por este serviço, dos voluntários que o integram e de todos os demais serviços e colaboradores da Instituição que em muito contribuirão para a operacionalização do mesmo.