Março 09 2011

 

        Por vezes os outros necessitam da nossa ajuda, os nossos pais, os nossos irmãos, os nossos avós, os nossos amigos, os nossos professores, as pessoas em geral e até mesmo o meio ambiente. Ao ajudarmos estamos a realizar voluntariado, que é muito mais que uma palavra nova, comprida e complicada. É podermos ajudar os outros sem recebermos nada em troca.

Todos os dias as crianças praticam acções voluntárias, mesmo sem saberem: ajudando nas tarefas domésticas em casa; ajudando os colegas quando estes precisam; ajudando as pessoas quando estas necessitam da nossa ajuda mas também podemos ajudar o meio ambiente ao recolhermos o lixo da rua; ao tratarmos das flores, árvores e jardins e, ao reciclarmos estamos a ajudar a Mãe Natureza e ao ajudá-la estamos a ajudar todas as pessoas do planeta.

         A pessoa voluntária dedica uma parte do seu tempo espontaneamente e faz de certa forma a diferença na sociedade. Esta deverá saber escutar e compreender, falar e debater como também fazer e transformar.

        No entanto, tem que agir com responsabilidade e cumprindo os compromissos assumidos.

     Ser voluntário é algo que nos deixa muito felizes e também àqueles que nós ajudamos.

      Existem pessoas que fazem trabalho voluntário no seu dia-a-dia, como por exemplo, os Bombeiros, que arriscam as suas próprias vidas para salvar as vidas das outras pessoas.

     Mas também, existem pessoas que viajam para muito longe para poder ajudar os outros, como os médicos, os enfermeiros, os professores, os psicólogos. Eles deslocam--se das suas casas para irem ajudar adultos e crianças que precisam muito da ajuda deles, e fazem isso sem receber dinheiro nenhum em troca. A única retribuição que recebem são sorrisos e amizade.

     O voluntariado pode ser individual ou em grupo. No nosso dia a dia pode ser um trabalho individual mas se realizarmos um trabalho voluntário numa comunidade reune-se um grupo de pessoas para ajudar. Por isso se queremos contribuir para um mundo melhor deveremos sempre ajudar os outros, para quando precisarmos nos possam ajudar também.

 

Fabiana Amaral (Psicóloga)

Voluntária no Colégio da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo                  

 

 

          

 

publicado por servoluntariosempre às 14:12

mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
19

20
21
23
24
25
26

27
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO