Março 22 2011

No passado dia 18 de Março, tivemos mais uma formação.

 

RELAÇÃO DE AJUDA NO FIM DE VIDA

 

Com o incremento das doenças crónicas e progressivas, bem como o aumento da esperança média de vida, as alterações na rede familiar fazem com que aja mudanças significativas nas organizações dos sistemas de saúde. Cada vez mais para dar uma melhor resposta a esses utentes é de extrema importância formar os profissionais de saúde, bem como os voluntários.

A Relação de Ajuda trata de uma troca que fortalece os laços de afecto entre as pessoas, constituindo parte integrante da arte de “Cuidar ”. Cuidar do outro em fim de vida merece um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma preparação com base no desenvolvimento pessoal do ser humano.

O utente em fim de vida atravessa um período difícil no decurso do qual tem necessidade de intervenção em vários aspectos: na ansiedade e no medo, na culpabilidade, na releitura de vida, na angústia espiritual, no sentimento de dependência, na inutilidade e, por fim na solidão. Cuidar do utente em fim de vida com base nos Cuidados Paliativos tem como objectivo “promover, tanto quanto possível e até ao fim, o bem-estar e a qualidade de vida destes doentes” (Neto, 2010:16)

O papel do Voluntário é extremamente importante para cuidar do utente em fase terminal e das suas famílias, pois dará todo o apoio, toda a sua dedicação para que este passe o fim de vida com conforto, escutando activamente os seus desejos, os seus medos, e a sua releitura de Vida.

 

 

Estando já despertos para essa realidade, o Núcleo de Formação da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo preparou um Workshop “ Relação de Ajuda no fim de vida” para celebrar o Ano Europeu do Voluntariado.

O Workshop aconteceu no dia 18 de Março, teve como dinamizadoras a Enfermeira Catarina Santos e a Terapeuta da fala Joana Barcelos e destinou-se aos Voluntários da Santa casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Este Workshop teve como base a filosofia dos Cuidados Paliativos, e assentou no recurso a apresentações power point, dinâmicas de Grupo para partilha de experiências, e visualização de vídeos sobre o cuidar no fim de vida.

 

Catarina Santos (Enfermeira)

Formadora e Estagiária na

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (Programa Estagiar L).

 

publicado por servoluntariosempre às 16:59

mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
19

20
21
23
24
25
26

27
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO