No seguimento das acções previstas para este ano, foi levada a efeito mais uma formação para voluntários, desta feita aberta ao voluntariado de outras instituições. No dia 11 de Março, e desta vez com a colaboração do Sr. Padre Júlio Rocha, Capelão da nossa casa.
Foi dividida em 5 painéis:
- Porque sou voluntário?
- Ética: o ethos e o pathos
- O Outro: encontro com a Samaritana
- A Responsabilidade: «Olhai os Lírios do Campo»
- A Beleza: Um estranho…
Quem esteve presente aproveitou bastante!
Num dos painéis foi pedido aos participantes que em duas ou três palavras dissessem porque são voluntários, eis as respostas.
Ajudar os outros... Todo o bom cristão deve ser voluntário... Acho que foi um chamamento... Ajudar quem mais precisa... Por necessidade de me dar ao próximo... Prestar auxilio... Para fazer o bem...Gosto de ajudar... Dar amor e caridade... Porque ajudando, sou ajudada... Para dar um pouco de mim... Ser útil aos outros... Gosto de fazer o bem... Por amor ao próximo... Para mim é um estado de alma,ajudar e caminhar com...
Foram respostas dadas com o coração.
E nas palavras do Sr padre Júlio:« O outro é aquele que sem pedir nada, obriga a minha consciência a curvar-me perante ele»
«Os nossos doentes, idosos,e pobres, não são a parte mais bonita da humanidade, mas são belos! E todos nós somos belos, pois somos um projecto de Deus»
«A grande dor da humanidade chama-se : Solidão.»
Que bela tarde de aprendizagem!