«Segundo o dicionário, “voluntário” é aquele que faz de livre vontade; sem constrangimentos, aquele que procede espontaneamente.
Sou voluntária no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, no Centro Geriátrico, há sensivelmente 8 anos – missão que desempenho uma vez por semana, com muita satisfação.
No início, timidamente comecei. Tudo era novidade e, apesar de toda a minha vida ter estado em contacto com alguns idosos, nunca tinha estado perante a realidade dos cuidados geriátricos.
Sem dúvida a aposta neste tipo de cuidados, tanto a nível de enfermagem, do pessoal auxiliar e dos técnicos envolvidos, é imperiosa para uma melhoria da qualidade de vida daqueles que outrora, de uma forma ou de outra, também cuidaram de nós.
É importante nunca esquecer que estas pessoas já foram Mães e Pais de alguém, filhos amados e membros activos da nossa sociedade.
Infelizmente, nos dias que correm, com as famílias tão ocupadas com os empregos que escasseiam e as crianças e jovens cada vez com mais solicitações académicas para “vingarem” no mundo actual, os mais velhos são um pouco esquecidos e então, quando doentes e a necessitar de cuidados especiais, mais complicada se torna a situação para todos. É fundamental, por isso, a existência de lares e de centros geriátricos cada vez mais qualificados que ajudem física e mentalmente estes utentes.
O voluntário é, assim, uma figura importante nestes cuidados porque, despendendo do seu tempo pode simplesmente segurar a mão a alguém e assim ficar… pode ajudar nas refeições, por vezes demoradas devido às dificuldades de alguns utentes, contar ou ouvir uma história tantas e tantas vezes repetida…
Não se pense porém que para ser voluntário é só preciso querer dar algo aos outros. Ser voluntário é também ter a obrigação de aprender, de ter formação e avaliação de forma a poder evoluir nos cuidados que presta. A vontade, essa já tem, que é a da Ajuda e a do grande Amor ao próximo.»
Maria Isabel Costa
Voluntária no Centro de Cuidados Geriátricos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo