Junho 06 2011

 

«Segundo o dicionário, “voluntário” é aquele que faz de livre vontade; sem constrangimentos, aquele que procede espontaneamente.

 

Sou voluntária no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, no Centro Geriátrico, há sensivelmente 8 anos – missão que desempenho uma vez por semana, com muita satisfação.

 

No início, timidamente comecei. Tudo era novidade e, apesar de toda a minha vida ter estado em contacto com alguns idosos, nunca tinha estado perante a realidade dos cuidados geriátricos.

 

Sem dúvida a aposta neste tipo de cuidados, tanto a nível de enfermagem, do pessoal auxiliar e dos técnicos envolvidos, é imperiosa para uma melhoria da qualidade de vida daqueles que outrora, de uma forma ou de outra, também cuidaram de nós.

 

É importante nunca esquecer que estas pessoas já foram Mães e Pais de alguém, filhos amados e membros activos da nossa sociedade.

 

Infelizmente, nos dias que correm, com as famílias tão ocupadas com os empregos que escasseiam e as crianças e jovens cada vez com mais solicitações académicas para “vingarem” no mundo actual, os mais velhos são um pouco esquecidos e então, quando doentes e a necessitar de cuidados especiais, mais complicada se torna a situação para todos. É fundamental, por isso, a existência de lares e de centros geriátricos cada vez mais qualificados que ajudem física e mentalmente estes utentes.

 

O voluntário é, assim, uma figura importante nestes cuidados porque, despendendo do seu tempo pode simplesmente segurar a mão a alguém e assim ficar… pode ajudar nas refeições, por vezes demoradas devido às dificuldades de alguns utentes, contar ou ouvir uma história tantas e tantas vezes repetida…

 

Não se pense porém que para ser voluntário é só preciso querer dar algo aos outros. Ser voluntário é também ter a obrigação de aprender, de ter formação e avaliação de forma a poder evoluir nos cuidados que presta. A vontade, essa já tem, que é a da Ajuda e a do grande Amor ao próximo.»

 

Maria Isabel Costa

Voluntária no Centro de Cuidados Geriátricos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

publicado por servoluntariosempre às 14:58

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
30


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO